Especialista Sandra Fóz sugere decoração de mesas de Páscoa

Mesas bem decoradas são fundamentais para o sucesso de qualquer evento ou data especial. Para a Páscoa, a ideia de cativar os convidados ou os familiares com uma mesa bonita faz brilhar o olho de qualquer bom anfitrião. Quem domina muito bem essa arte é a especialista Sandra Fóz, autora do livro “Décor Tables”, recentemente lançado pela Editora Magu.

Na obra, a decoradora paulistana mostra sugestões especiais para a Páscoa, uma mais sofisticada, outra mais floral e alegre, ambas, porém, muito elegantes. Veja:

Mesa floral

Pratos em alto-relevo da inglesa Wedgwood sobre sousplats italianos de prata, faqueiro Christofle e taças Baccarat e Val St. Lambert Harlequi
Pratos em alto-relevo da inglesa Wedgwood sobre sousplats italianos de prata, faqueiro Christofle e taças Baccarat e Val St. Lambert Harlequi

Aqui a receita foi apostar em louças brancas, taças incolores e botões de rosas na base das velas sobre candelabros de prata.

Mesa Sofisticada

Uma combinação de sousplats dourados, louça bordô e guardanapos azuis
Uma combinação de sousplats dourados, louça bordô e guardanapos azuis

Nesta proposta, sousplats dourados foram combinados com louça bordô e guardanapos azuis; taças Saint-Louis Thistle Gold, uma Navete de ouro do século 19 que pertenceu ao rei Constantino I da Grécia e arranjos de flores arrematados com cachos de uvas.

Além das propostas de mesas postas para eventos especiais, a obra traz imagens das impressionantes coleções de Sandra Fóz. Estão ali um dos principais acervos de peças para gastronomia do Brasil, que conta com porcelanas, cristais, cerâmicas, pratarias, móveis, enfeites e acessórios.

O acervo da decoradora inclui peças que pertenceram ao Marquês de Valença e ao Império de Napoleão Bonaparte.  

Como não poderia deixar de ser, orientações para decoração e regras de etiqueta também estão no livro. Para dar uma mostrinha aos nossos leitores, a autora compartilhou com o OMG algumas dessas dicas. Confira!

5 dicas de etiqueta e decoração da mesa

1. Nunca coloque o prato de comer diretamente sobre a mesa

“Use um serviço americano, toalhas ou sousplat.” Este último está presente em diversas mesas decoradas por ela. Nas sugeridas para a Páscoa, por exemplo, há sousplat dourados combinando com louça bordô e guardanapos azuis e, na outra, um sousplat italiano de prata combinando com louça branca e taças incolores.

2. Preencha o centro da mesa com um enfeite

“Frutas naturais ou de cerâmica, flores ou uma sopeira são boas opções. (…) Caso a mesa não comporte um arranjo central, disponha flores na lateral em uma peça bonita.” Nas mesas sugeridas para a Páscoa há flores, candelabros e a Navete de ouro do século 19, que pertenceu ao rei Constantino I da Grécia.

3. Posicione os objetos corretamente sobre a mesa

“Na organização da mesa, coloque pratos na frente, copos ligeiramente à direita, garfos à esquerda, facas à direita e guardanapo à esquerda, ao lado dos garfos.”

4. Se você é o convidado, leve algo

“Na Holanda é comum enviar presentes no dia seguinte ao jantar como forma de agradecimento. No Brasil, o costume é levar o presente no dia do evento, com um buquê de flores ou uma garrafa de vinho. Quando aceitar um convite para almoço, não vá ao local de mãos vazias.”

5. Cuidado à mesa

“Nunca leve o copo até a boca sem antes limpá-la com guardanapo. Isso evita marcas de gordura na borda.”

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas HTML tags e atributos de texto: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes sociais e faça parte da nossa comunidade!