Suspenderam o jardim!

Aprenda a fazer um String Garden, solução de paisagismo para pequenos espaços!

A sua casa (ou apartamento) precisa de verde, precisa da alegria das plantas, da presença confortante da natureza, mas o espaço está pequeno? Que tal subverter tudo o que a gente pensa sobre paisagismo e, ao invés de se entulhar de vasos e cachepôs pela casa, começar a pendurar as plantas no teto? Mais do que isso: e se elas simplesmente não tiverem vasos?

Os String Gardens são jardins formados por plantas suspensas, plantadas sem vasos e suspensas por cordas. Uma técnica nascida no Japão e que revela um quê de arte ao criar esculturas verdes suspensas (veja só) à altura dos nossos olhos. Não há como não se encantar!

String Garden

Mas vamos ao que interessa: como ter essas belezuras decorando o lar? É muito mais fácil do que parece. Para provar, preparamos um passo a passo minucioso abaixo. Encontramos também um vídeo explicando como se faz. Se você tiver dúvidas, assista ao vídeo, mas não deixe de ler também, especialmente se você quiser plantar suculentas. Vamos lá?

Para fazer a sua planta suspensa, você vai precisar de: 

  • Musgo seco
  • Água
  • Muda (Preste atenção à escolha da espécie. Se for instalar em área externa, procure uma planta que goste de sol.)
  • Argila (Se a muda já não vier com ela)
  • Manta geotêxtil
  • Substrato
  • Barbante de pedreiro

Mãos à massa!

Comece umedecendo o musgo seco. O musgo tem a função de manter a umidade da terra. Umedecê-lo nesta etapa o tornará mais maleável. Remova o invólucro plástico ou o vaso da muda. Você deve prepara a muda para o plantio: se ela estiver com uma camada de argila, limpe resíduos de terra e apare as raízes sobressalentes da base.

Se tem uma muda de suculenta, por exemplo, sem a argila, comece lavando ao redor das raízes. Misture argila e substrato até dar a consistência de massinha de modelar – se necessário, acrescente mais água.

Depois, sobreponha esse torrão da muda na manta geotêxtil. Essa manta servirá para que a água da rega não vase e fique pingando no chão. Acrescente substrato e pressione, moldando tudo ao redor do torrão.

Para “embalar” a muda com a manta geotêxtil, una as suas pontas até a base do caule, sempre pressionando com as mãos. Depois, faça o mesmo com o musgo, apertando para moldar uma bola ao redor do torrão. Aqui você pode, em vez do musgo seco, utilizar o verde, se preferir.

Amarre o barbante prendendo-o junto à base do caule da muda. Se você estiver plantando uma suculenta, que não tem caule, você deverá envolver o seu barbante ao redor da bola musgo várias vezes, deixando as duas pontas longas para a amarração no teto ou onde você desejar.

Ficou com dúvidas? Assista ao vídeo sobre como criar a sua planta suspensa:

Ok, e agora, como cuidar da nossa plantinha?

Pendure-a em um lugar que tenha pelo menos algumas horas de luz solar. Se a planta não tiver acesso à chuva, você pode “rega-la” mergulhando a planta em uma tigela com água por alguns segundos. Verifique a frequência de acordo com a espécie que você plantou, hein? Depois, bata um papo. Dizem que elas apreciam bastante. :)

Veja mais fotos e inspirações para criar o seu jardim suspenso em cordas!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas HTML tags e atributos de texto: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes sociais e faça parte da nossa comunidade!