Sucesso da Gift Fair e D.A.D. comprova crescimento do setor de artigos para casa

Com estratégias para atender o mercado no atual cenário econômico, empresas apresentaram seus lançamentos e inovações durante os 5 dias do evento.

Bons ventos sopraram no maior evento de decoração e utilidades para casa, – as feiras 52ª Gift Fair e 19º D.A.D. (Salão de Decoração, Artesanato e Design) – encerrada no dia 03 de março no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta edição, foi realizada uma pré-abertura no domingo, dia 28 de fevereiro, que superou as expectativas de público: 65 mil compradores.

Fabricantes nacionais e importadores apresentaram novidades nos setores de mesa posta, utensílios de copa, cozinha e de decoração para a casa, surpreendendo positivamente todas expectativas de negócios. Foram recebidos 65 mil visitantes – entre compradores e profissionais do setor – por 700 expositores que ao apostarem em lançamentos, inovação e criatividade, driblaram a crise e demonstraram mais uma vez a força da  “moda casa”. Os números e o clima de otimismo durante as feiras Gift Fair / D.A.D. comprovam que investir no design da casa e tornar os ambientes mais acolhedores e práticos é um setor da economia que se mantém aquecido no mercado brasileiro e apontam crescimento.

Foi a “fórmula do sucesso” das empresas, que superaram suas expectativas de movimentação de negócios durante o evento, como fez a Tramontina que apresentou oficialmente a linha de eletroportáteis desenvolvida em “co-branding” com a australiana Breville. A marca gaúcha amplia o mix de produtos para renovar o coração da casa e inspirar a paixão pela comida. A novidade reúne 26 itens: desde liquidificador até forno para pizza. “O objetivo desta parceria foi unir o design a tecnologia”, afirma o presidente da empresa. “Para ampliar nosso negócio, entendemos que é importante ter os melhores parceiros”, conclui. Inicialmente, os eletroportáteis serão comercializados apenas no mercado brasileiro.

As empresas atingiram suas metas e muitas até superaram expectativas de vendas o que foi bastante comemorado pelo segmento. Um dos exemplos é o Grupo Imaginarium que cresceu em 50% os negócios nesta feira. Em 2016, a empresa espera crescer 25% somente com os canais multimarcas que a participação na  Gift Fair traz para o Grupo.

“Incrementamos os lançamentos para aumentar a nossa oferta de produtos, com destaque para os licenciamentos”, declara Thiago Colares, gerente de produto da marca. O Grupo Imaginarium é reconhecido no mercado brasileiro como líder de vendas de produtos criativos e inovadores. A empresa detém duas marcas: Imaginarium, reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes, e  Ludi, marca mais nova do grupo que traz na sua essência a criação de produtos únicos e com personalidade. Os produtos Ludi são vendidos em mais de 650 pontos multimarcas de todo o país, enquanto a rede de franquias Imaginarium contabiliza 200 operações exclusivas em todas as capitais brasileiras. A empresa fechou o faturamento de 2015 acima de R$ 200 milhões, com crescimento de 8% em relação a 2014.

Segundo Arno Buerger Neto, sócio-diretor da Copa & Cia, a empresa, que faturou R$ 30 milhões no ano passado, prevê um crescimento de 12,5% este ano. Boa parte desse percentual é devido aos resultados apontados nesta edição da Gift Fair, revelando um volume de negócios da ordem de 17,5% em relação à edição do primeiro se de 2015 — 2 a 3% acima da expectativa.

Gift Fair: também um polo de negócios

Dos mesmos resultados positivos compartilham outros expositores. É o caso da jovem marca Domo House, fabricante de aramados diferenciados que aposta em novas tecnologias. “Participar da Gift Fair sempre nos traz resultados muito significativos já que nossos clientes estão concentrados no evento. Esperamos atingir um volume de negócios de R$ 1 milhão e nossa grande surpresa foi o incremento no número de exportações com rodadas de negócios com vários países da América do Sul e fechamos nosso primeiro negócio com a Bolívia”, festeja Ivan Chapochnicoff, diretor comercial da marca.

As exportações também foram o carro-chefe da Multiflon na feira. Fabricante tradicional de panelas e utensílios para forno e fogão em alumínio antiaderente, com mais de 300 itens voltados tanto ao mercado doméstico como profissional, a empresa computa um volume de negócios da ordem de US$ 1,5 milhão – 25% a mais que o resultado do ano anterior. “Países do Oriente Médio e da América Latina foram os novos contatos gerados na feira e que representarão um impulso no faturamento”, aposta Rafael Franceschini, gerente de marketing e um dos acionistas da empresa gaúcha.

Vaquinha MascaPak é o abridor de embalagens criativo da Nexos
Vaquinha MascaPak é o abridor de embalagens criativo da Nexos

Em 2016, a marca Naxos participou pela nona vez da Gift Fair. A empresa, 100% nacional e com sede em Santa Catarina, é especializada em produtos criativos e utilidades domésticas para uso no dia a dia. A Naxos comemorou os resultados neste ano, quando registrou um aumento no número de visitantes no estande e, principalmente, no volume de negócios também fechados durante a feira.

Para o próximo ano, as datas das feiras 54ª Gift Fair e 20ª D.A.D já foram fixadas: de 12 à 15 de fevereiro, com pré-abertura no domingo dia 11 de fevereiro.

“Foi realmente uma excelente feira, nos surpreendemos. Antecipar a abertura da feira no domingo também foi muito importante pois tivemos um volume de visitação muito grande no estande”, destaca Waldemar Retke, diretor comercial. “Fechamos ao menos 60 novos pontos de venda, em diversas regiões do Brasil e recebemos representantes comerciais de outros países, com boas possibilidades de se concretizar abertura de novos mercados como Romênia, Bolívia, Uruguai, Peru e Colômbia”, finaliza. A empresa lançou nesta edição da Gift Fair duas novidades: a Vaquinha CortaPac (abridor de embalagens tetra pak em forma de imã de geladeira) e o Kit de Costura, com 70 itens.

Criada há 25 anos, a Gift Fair anualmente movimenta diversos setores da economia e acontece simultaneamente ao salão D.A.D. que abriga as novidades em fabricação  de mobiliário, iluminação e inúmeros objetos para decorar os ambientes da casa.

Confira as personalidades que prestigiaram a abertura do evento

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas HTML tags e atributos de texto: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes sociais e faça parte da nossa comunidade!